POLÍTICA

Humberto Costa diz que Temer não terá apoio social com impeachment

"Não pense que os que hoje saem organizados para pedir 'Fora, Dilma' vão às ruas para dizer 'Fica, Temer', para defendê-lo. Não!"

Da Agência Brasil
Da Agência Brasil
Publicado em 29/03/2016 às 6:42
Foto: Agência Senado


Nas vésperas da convenção do PMDB que determinará se o partido continua ou não no governo, o líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), fez um duro discurso na tribuna da Casa. Sobre o presidente nacional da legenda e vice-presidente da República, Michel Temer, Humberto Costa alertou que ele não terá base social para assumir o governo se a presidenta Dilma sofrer o impeachment.

“Não pense que os que hoje saem organizados para pedir 'Fora, Dilma' vão às ruas para dizer 'Fica, Temer', para defendê-lo. Não! Depois de arrancar, com um golpe constitucional, a presidenta da cadeira que ela conquistou pelo voto, essa gente vai para casa, porque estará cumprida a vingança e porque não lhe tem apreço algum”, disse Costa.

Para o líder do governo, Temer está prestes a cair em um “canto da sereia”, mas enfrentará instabilidade e caos no país se assumir a Presidência da República, porque terá colaborado para um “golpe”.

“Não pensem que vocês vão ter trégua. Vamos lutar até o último momento pela legalidade, pela manutenção da ordem democrática. Se, mesmo assim, for violentado o Estado de Direito, estaremos nas ruas no mesmo dia, porque não vamos aceitar soluções à margem da Constituição”, alertou.

Humberto Costa acusou também os que querem a saída da presidenta Dilma de conspiração contra a democracia e de fazerem parte do mesmo setor da sociedade que apoiou o golpe militar de 1964.

“Abram mão do golpe, abdiquem do autoritarismo e entendam que o Brasil não é mais a senzala que vocês comandaram por séculos. Respeitem a democracia”, acrescentou o senador.

Ele aproveitou o discurso para conclamar os brasileiros que apoiam o governo da presidenta Dilma Rousseff a saírem às ruas na quinta-feira (31) para que defendam “o regime democrático” e a permanência da presidenta no poder.

Ocupações

Logo após o discurso do líder governista, a senadora Ana Amélia (PP-RS) – integrante de legenda que também pode deixar a base de apoio do governo - discursou criticando o uso do tom ameaçador de lideranças de movimentos que apoiam o governo.

“Fico apavorada, literalmente apavorada, quando ouço que o Brasil será incendiado por greves e ocupações se houver impeachment”, disse a senadora.

“A sociedade que foi às ruas não tem medo disso, mesmo que seja apenas força de retórica. Não se pode admitir uma coisa dessas. E nada acontece, porque isto é declarado perante as autoridades maiores do país. 'Vamos incendiar o País!' O que é isso? Onde nós chegamos?”, concluiu.