SAÚDE

Pernambuco não vai adiantar vacina contra a Influenza A

Ministério liberou doses para antecipar vacina, mas Pernambuco decidiu manter data. Estado é o 4º do país com maior número de casos este ano.

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 30/03/2016 às 8:25
Foto: Agência Brasil


O Ministério da Saúde afirmou que vai disponibilizar 400 mil doses de vacina contra a gripe H1N1 para os estados que quisessem antecipar a campanha de imunização. A vacinação começa na próxima sexta-feira, 1º de abril, em vários locais do país. Mas, aqui no estado, as ações começam apenas no dia 30 de abril, data previamente anunciada pelo governo federal.

De qualquer forma, o governo quer imunizar pacientes mais vulneráveis, como gestantes e mulheres que fizeram parto recentemente, idosos e crianças. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, de janeiro a março, 13 casos da Influenza A já foram confirmados no estado.

Para prevenir o H1N1, é preciso que as pessoas cuidem do sistema respiratório, que é bastante afetado pelo vírus. De acordo com a infectologista Vera Magalhães, entre as precauções, as pessoas precisam lavar as mãos com frequência, não tocar a boca e cuidar da higiene no geral.