PROTESTO

Ato contra o impeachment de Dilma promete tomar as ruas do Recife

O último ato em defesa do governo petista foi realizado no dia 18. Concentração acontece na Praça do Derby

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 31/03/2016 às 8:07
Foto: Lélia Perlim/Rádio Jornal


O protesto organizado pela CUT, MST, PT e movimentos sociais de esquerda está marcado para começar às 15h, com concentração na Praça do Derby. O protesto vai se opor à criação da comissão de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

De acordo com os idealizadores, o processo de impeachment é um golpe, pois não existe nenhum crime cometido pela petista. Para o movimento, as pedaladas fiscais – cometidas pelo governo – não são consideradas como infração que dê base para a abertura de processo de impedimento da presidente.

Os manifestantes ainda criticam a politização do Poder Judiciário, pois consideram que a justiça não vem agindo de maneira imparcial. O coordenador do MST em Pernambuco, Jaime Amorim, afirma que a democracia brasileira está sendo ameaçada por um golpe político.

Mas nem todos os manifestantes estão satisfeitos com a gestão Dilma. Com exceção do PT, a maioria dos organizadores do protesto não defende o governo, mas o respeito à democracia e ao mandato legítimo da presidente. Segundo os movimentos sociais, não se pode tirar um governante, apenas por conta da baixa popularidade ou do pouco apoio político no Congresso.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carlos Veras, diz que o fundamento jurídico do impeachment é raso e sem consistência.

O ato também deve lembrar os 52 anos do golpe militar no país, que aconteceu no dia 31 de março de 1964. Políticos do Partido dos Trabalhadores, do Partido Comunista do Brasil e de siglas aliadas à esquerda também devem se juntar ao movimento.

Foto: Toninho Miranda/reprodução facebook


O último protesto organizado em prol da democracia foi realizado no dia 18 de março e reuniu mais de 50 mil pessoas no Recife. Além do Recife, o ato deve ser realizado em pelo menos 20 capitais do país.