VACINAÇÃO

Cães e gatos do Recife e interior foram imunizados contra a raiva

A expectativa é de que quase 900 mil cães e 376 mil gatos já tenham sido imunizados para a raiva em Pernambuco durante a iniciativa nacional

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/04/2016 às 17:00
Dona Maria Helena levou a gata "Preta" para o posto de vacinação
Foto: Clarissa Siqueira | Rádio Jornal

Dia “D” de Vacinação para cães e gatos realizado neste sábado (2), imunizou contra raiva os animais em mais de 7.300 postos de vacinação. Cem mil bichinhos devem ser imunizados no Agreste do estado. A ação acontece em todo o país.

No Recife, foram montados 450 pontos pra vacina. Já em Paulista, são 80 postos de saúde, escolas, igrejas e associação de moradores disponibilizaram a vacina. A repórter Clarissa Siqueira esteve em um dos postos de vacina, que fica em frente ao Posto de Saúde da Família, no bairro de Mangueira. O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia destacou a importância da campanha, para imunização dos animais. “A expectativa é vacinar cerca de 150 mil cães e 50 mil gatos da população do Recife. É uma operação grande, envolve 1400 pessoas”, afirmou.

A vacinação encerrou as 17h. Logo cedo, Maria Helena levou a gata “Preta”, até posto. “Eu fico aguardando ansiosa, por conta dessa raiva de animais. Ela [a gata] é muito bem tratada”, contou.

A veterinária Jael Amaral explicou que todos os animais a partir de três meses de idade e sadios podem se vacinar contra a raiva.



A raiva é uma doença transmitida de animal para animal e para o ser humano por meio da saliva. A passagem do vírus também pode ser no momento da mordida, do arranhão ou da lambedura de qualquer mamífero que esteja infectado.

Os cães são responsáveis pela maioria dos casos da transmissão da doença para o homem. Mas, animais silvestres como morcegos, raposas e macacos também podem transmitir a raiva. Então lembre-se da importância de levar seu bichinho para vacinar!

Quem não pode vacinar o cão ou o gato neste sábado (2), tem a oportunidade de proteger o bicho de estimação em outros locais até a próxima sexta-feira (8). Isso porque, no Recife, a ação segue nos Distritos Sanitários de Saúde e em alguns pontos que foram montados para a campanha, das 8 às 17h.

Além dos postos de vacinação, os donos dos animais podem ir até o Centro de Vigilância Ambiental, no bairro de Peixinhos, em Olinda, onde há vacinação gratuita durante todo o ano.

A expectativa é de que quase 900 mil cães e 376 mil gatos já tenham sido imunizados para a raiva em Pernambuco durante a iniciativa nacional.