CONSULTÓRIO

Entenda sobre o autismo no Consultório desta segunda

Ângela Lira é coordenadora da Associação das Famílias para o Bem Estar e Tratamento de Pessoa com Autismos (Afeto), fundada em 2005, falou sobre sua experiência como mãe de filha autista

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 04/04/2016 às 21:18
Foto: Graça Araújo/reprodução facebook

Nesta segunda-feira (04), o Consultório do Rádio Livre tratou sobre o autismo. Graça Araújo recebeu as psicólogas Daniela Canovas e Maria Tereza Pedrosa e a coordenadora da Associação das Famílias para o Bem Estar e Tratamento de Pessoa com Autismos (Afeto) Ângela Lira para falar sobre compreensão e tratamento.

Confira o Consultório completo:

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que caracteriza um grupo de desordens complexas no cérebro. Os distúrbios podem ocorrer antes, durante ou depois do nascimento e resultam em dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Em contrapartida aos problemas mais severos, em alguns casos, o autista pode desenvolver-se bem em habilidades visuais, música, arte e matemática.

Ângela Lira que é coordenadora da Afeto, fundada em 2005, falou sobre sua experiência como mãe de filha autista. “Há 17 anos ninguém falava do autismo, quando eu tive o diagnóstico ela já tinha dois anos de idade, foi quando a neurologista confirmou. Então eu passei a procurar pais de crianças com a mesma condição e um dia, eu fiz uma reunião na minha casa e compareceram 27 pessoas”, explicou.

Ângela comentou sobre sua surpresa ao saber que outro pais viviam em situações semelhantes à dela com seus filhos, mas que se “escondiam” devido ao preconceito das pessoas.

Com informações de "autismoerealidade.org"