ATENÇÃO

Bebês com microcefalia com problemas de visão receberão óculos doados

O mutirão realizado nessa semana na Fundação Altino Ventura é fruto de um estudo realizado em parceria com várias instituições

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 08/04/2016 às 14:49
Danielly da Silva e Edgleison Bezerra, pais de Maria Vitória de 4 meses
Foto: Suellen Fernandes/ Rádio Jornal

Mais de 170 bebês com microcefalia passaram por avaliação oftalmológica nessa segunda (4) e sexta-feira (8), no Centro de Reabilitação Menina dos Olhos, da Fundação Altino Ventura, que fica no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

A maioria das crianças não tinha passado pela primeira avaliação e, com o exame, os oftalmologistas avaliaram se os bebês precisam usar óculos para ajudar na visão.

A médica oftalmo-pediatra Eveline Barros explica o procedimento. “A gente vai fazer a avaliação mais com a dilatação da pupila dessa criança e aí a gente vai ver o grau dessa criança”, detalhou. “Se tiver algum caso de necessidade de prescrição de algum colírio, por aumento de pressão aí se faz. Mas, a princípio, é mais a parte mesmo de lente, de óculos e acompanhamento visual”, contou.

Confira os detalhes na reportagem de Suelen Fernandes:

O mutirão realizado nessa semana é fruto de um estudo entre duas universidades americanas, a Universidade Federal de São Paulo e a Fundação Altino Ventura para a troca de conhecimento científico e tecnológico. Quem ganha com a parceria são os bebês com microcefalia que vão receber óculos doados pela Lux Ótica.

É o que comenta a coordenadora terapêutica do programa de microcefalia e do centro auditivo da Fundação Altino Ventura, Pollyanna Pereira. “É super importante. Eles fazem a prova de óculos, vai ser confeccionado, entregue aqui na Fundação e a gente vai se responsabilizar para entregar os óculos a essas crianças”, garantiu a coordenadora.

Além de exame oftalmológico, as crianças foram atendidas por outros profissionais, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e otorrinos.