RÁDIO DO POVO

Instituições respondem reivindicações do Rádio do Povo

Prefeitura de Olinda, Compesa, Primeiro Batalhão e Secretaria de Saúde responderam às reivindicações de lideranças e moradores do bairro

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 12/04/2016 às 21:37

Lixo se acumula no encontro das ruas Pará em Bom Jardim, em Jardim Brasil I, Olinda.
Foto: Adilson Oliveira

O projeto Rádio do Povo compareceu ao bairro de Jardim Brasil I, em Olinda e a população reinvindicou medidas junto às instituições para solucionar problemas de saneamento básico e segurança, na localidade. A equipe do projeto entrou em contato com as organizações responsáveis para obter justificativas e previsões para solucionar os problemas do bairro.

Confira abaixo as respostas dadas em relação aos problemas identificados em alguns pontos do bairro:

Em nota a Prefeitura de Olinda informou que está em curso um projeto de urbanização integrada no bairro de Jardim Brasil I e que “com recursos do Governo Federal, a iniciativa está implantando sistema de saneamento básico, rede de drenagem e pavimentando diversas ruas da localidade (...) apenas com a rede de galerias e canaletas implantada pela Prefeitura para dar vazão às águas das chuvas”, a nota informa ainda, que ligações clandestinas podem causar obstruções e gerar problemas na rede de esgoto o que o que acaba por resultar em retorno de água para as residências.

Em outra nota, a Prefeitura de Olinda esclareceu, que com relação a demanda de pavimentação de ruas em Jardim Brasil I e II relatada pelos moradores “as ruas Belo Horizonte e Paraná já estão pavimentadas. Com relação a esta última, diante da denúncia dos buracos na via, vamos enviar uma equipe ao local para averiguar a extensão dos problemas e tomar as medidas cabíveis. Para o mês de maio, a nossa previsão é iniciar os trabalhos de pavimentação das ruas Góias, São Paulo e Maria Cândida. Já as ruas Garanhuns e Pará, segundo o cronograma da obra de Urbanização Integrada de Jardim Brasil I e II, devem iniciar no segundo semestre”.

Sobre a denúncia de lixo acumulado em ruas do bairro, foi informado, que o local receberá uma equipe para recolhimento do lixo e, que a coleta em pontos irregulares depende de uma programação diferenciada. A Prefeitura afirmou que “a manutenção na rede de drenagem de Jardim Brasil, especificamente na Avenida Costa Azevedo e já tendo concluído as ruas Caruaru e Limoeiro. A demanda dos moradores de Jardim Brasil foi encaminhada a Secretaria de Serviços Públicos para que as ruas Pará, Bom Jardim, Paraná, Mato Grosso, Pernambuco, Garanhuns e a Praça Expedicionário Brasileiro sejam incluídas no cronograma de ações”.

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) “foi realizada a desobstrução do esgoto no entorno das ruas Pará e Maranhão. No entanto, será preciso realizar uma obra de elevação do poço de visita, além de uma limpeza de rede”. A empresa informou ainda, que realizou desobstrução na rede coletora de esgoto na Praça Expedicionário, em jardim Brasil I.

Com relação aos assaltos ocorridos no bairro “o comando do 1º Batalhão informou, através da Assessoria de Comunicação da PMPE, que o policiamento em Jardim Brasil I, Olinda, é realizado pelas Patrulhas do Bairro, que realizam rondas na região, diuturnamente; pela Guarnição Tática; por motopatrulheiros e pelo recobrimento da área do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI). A denúncia foi encaminhada à unidade”, a organização ressaltou também “a importância de registrar as denúncias, através do 190, e formalizar os casos de ocorrências na delegacia da Polícia Civil mais próxima, bem como características de indivíduos suspeitos na localidade”.

Sobre as reinvindicações do Conselho de Moradores de Jardim Brasil I e II, em relação a uma Unidade de Saúde da Família nos Bairros, a Secretaria de Saúde disse que “a instalação dessa unidade está na programação da gestão, porém a concretização dos anseios dessa população passa pela necessidade de contratação de funcionários para a unidade e recursos para construção da obra”.