OPINIÃO

Sociedade se envolve na militância por uma política com mais ética

Debate da Super Manhã recebeu o consultor Aécio Gomes de Matos, o sociólogo José Arlindo Soares e o jornalista Ivan Maurício

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 12/04/2016 às 14:23
Foto: Reprodução/ Internet

Num dos períodos mais críticos da política brasileira, especialistas discutem a ética na política e a solução para tirar o país dessa situação. O debate da Super Manhã desta terça-feira (12) recebeu o consultor Aécio Gomes de Matos, o sociólogo José Arlindo Soares e o jornalista Ivan Maurício.

O sociólogo José Arlindo falou sobre um movimento que já existe em Pernambuco intitulado de “Ética na Política”. “É um movimento constituído por profissionais liberais muitos deles que já faziam política nos anos 60 (...) e que sempre foi muito articulado com a chamada esquerda democrática”, explicou. “Surgiu no combate ao golpe militar, mas se modernizou nas campanhas eleitorais”, destacou.

Para o jornalista Ivan Maurício, é importante o envolvimento da sociedade e de profissionais liberais na luta por uma política mais honesta. “Acho que deve se buscar ética na polícia. Acho que esse grupo que está se formando é uma coisa que fazia falta em Pernambuco e no Brasil”, avaliou o jornalista.

Segundo ele, esse movimento é importante para resgatas as gerações novas para o debate político. “O Estado corrompeu o movimento político universitário”, avaliou. “Hoje a gente vive no mundo das redes digitais e das mídias sociais. Está havendo a participação, mas também de uma forma muito agressiva, muito pobre do ponto de vista de discussão de conteúdo”, comentou.

Confira o debate completo: