CUIDADOS COM A VOZ

Ação gratuita comemora Dia Mundial da Voz em Pernambuco

As triagens vão ser realizadas na praça do Derby, nesta sexta-feira (15) das 8 às 17h

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 14/04/2016 às 15:52
Foto: Reprodução


Você tem apresentado rouquidão persistente por mais de 15 dias, tosse constante, falha na voz ou até mesmo perdeu a voz? É importante procurar uma avaliação com um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista. O Hospital de Câncer de Pernambuco durante a Campanha Mundial da Voz, oferece atendimentos gratuitos para alertar a população sobre os cuidados com a saúde vocal e a prevenção do câncer de laringe.

As triagens vão ser realizadas na praça do Derby, nesta sexta-feira (15) das 8 às 17h. Ana Maria Araújo, fonoaudióloga do Hospital de Câncer de Pernambuco explica que as pessoas devem beber bastante água e evitar fumo e bebida alcoólica, por exemplo, para não prejudicar a voz.
Ainda de acordo com a fonoaudióloga, homens são a maioria nos casos de câncer de laringe. A incidência aumenta quando ele faz uso do tabagismo, bebida alcoólica em excesso, falta de cuidado com a alimentação e pouca hidratação.

Joselma Azevedo, trabalha no comercio durante o dia à noite participa do coral na igreja, e identificou uma rouquidão e cansaço na voz. “O médico disse que eu estava com início de calos nas cordas vocais e orientou procurar uma fono” disse.

O Conselho de Fonoaudiologia também vai oferecer serviços gratuitos nesta sexta-feira (15), o Plantão da Voz vai acontecer na Praça do Derby, no Recife e na Praça do Rosário, em Jaboatão dos Guararapes, das 8 às 17h. A estimativa é realizar mil atendimentos.

Confira na reportagem de Renata Andrade: