CONSULTÓRIO

Entenda os mitos e verdades sobre as varizes

As médicas angiologistas Elizabeth Moreno e Daniela Souza esclareceram detalhes importantes sobre o assunto

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 14/04/2016 às 22:23
Foto Ilustrativa

Você sabia que grande parte dos casos de varizes estão relacionados ao fator genético? Diferente do que muita gente acredita, certos hábitos como usar salto alto, vestir calças muito justas, subir e descer escadas ou fazer depilação com cera quente não têm nenhuma ligação com o surgimento das varizes.

Para abordar o tema, Graça Araújo recebeu no Consultório desta quinta-feira (14) as médicas angiologistas Elizabeth Moreno e Daniela Souza, especialistas em cirurgia vascular e endovascular. Um receio frequente entre as mulheres que pensam em fazer cirurgia vascular são as manchas de pele que podem aparecer no pós operatório.

Sobre a questão, a dra. Elizabeth explicou que existem vários artifícios que ajudam a melhorar este aspecto. “São manchas que, geralmente, ao longo do tempo desaparecem; você pode fazer algum tratamento cosmético com ácidos, alguns tipos de laser, que melhoram muito”, explicou. Ela destacou, ainda, que além da cirurgia, existem outros tratamentos como o uso do laser, que podem ser feitos em consultório e são eficientes em casos de varizes de pequeno calibre.

Quer saber mais? Ouça o consultório, na íntegra: