COMUNIDADES

Comunidades do Recife recebem o projeto Mais Vida nos Morros

Aproximadamente 100 casas do Alto do Maracanã, no bairro de Dois Unidos, zona Oeste do Recife, receberam pinturas coloridas

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/04/2016 às 14:26
Foto: Clarissa Siqueira | Rádio Jornal

O morro está colorido e o motivo não é o carnaval, São João ou copa da mundo. As cores devem durar todo o ano para alegrar e melhorar a relação das pessoas com o meio ambiente. Aproximadamente 100 casas do Alto do Maracanã, no bairro de Dois Unidos, zona Oeste do Recife, receberam pinturas coloridas, em diversos tons, escolhidos pelos moradores.

Azul, amarelo, verde, laranja, rosa, agora fazem parte das paredes das residências, dos muros de arrimo, das escadarias e das geomantas. Além disso, no local foram implantadas cinco áreas de convivência e 20 hortas colaborativas.

A iniciativa faz parte do projeto mais vida nos morros, que pretende requalificar 10 comunidades da capital pernambucana ainda este ano. As próximas a receberem a ação são o Alto do Reservatório e o Córrego do Genipapo, também na zona Norte da capital, beneficiando 200 famílias. O prefeito do Recife Geraldo Júlio destaca que o projeto ajuda inclusive na limpeza urbana.

O investimento total na compra dos materiais utilizados para o projeto no Alto do Maracanã foi de R$ 60 mil, custeados pela iniciativa privada, uma parceria da prefeitura com o Armazém Coral Achaqui. O fundador dos Armazéns Coral, Domingos Moreira, chama outros empresários a participarem do projeto. “Peço humildemente que outros empresários ajudem”, disse.

A dona de casa Maiara Arruda, de 25 anos, mora desde pequena no Alto do Maracanã. Ela tem um filho, o Lucas, de um ano e fala que ele vai crescer num ambiente mais bonito do que ela. “Aqui tinha muito lixo e agora tudo mudou, as casas coloridas, a praça. Eu vejo tudo mudado”, conta com alegria.

Há mais de 5400 barreiras em áreas de risco no Recife.

Confira a reportagem de Clarissa Siqueira: