GRANDE RECIFE

Chuvas que causaram estragos na RMR devem permanecer fortes no domingo

Previsão da APAC é de fortes chuvas até a tarde do domingo. Defesas Civis estão de prontidão

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 16/04/2016 às 16:44
Foto: Renata Andrade/Rádio Jornal


Entre às 15h dessa sexta-feira (15) e 6h deste sábado (16) choveu no Recife 130 milímetros, uma precipitação de mais de um terço da média histórica do mês de abril, que é de 326 milímetros. O suficiente para causar muito transtorno na cidade. Ouça na reportagem de Renata Andrade:

[uolmais_audio ]

A chuva forte também atingiu a Região Metropolitana. A nossa reportagem passou por vários pontos críticos de alagamentos, entre eles a Avenida Norte no cruzamento com a Cruz Cabugá; Avenida Presidente Kennedy; Rua Gerônimo Vilela, no bairro de Campo Grande; Avenida Cidade Monteiro, no Porto da Madeira. Nas redes sociais, foram relatados problemas como carros voltaram no sentido contrário, motos ficaram no meio do caminho, pessoas com água na cintura, pessoas ilhadas e falta de energia em vários bairros.

No Recife, foram registradas pela defesa civil, 177 ocorrências, mas nenhuma grave. Também foram anotados 62 pedidos para colocação de lonas e houve seis alagamentos nas margens de canais e rios. Cerca de 20 famílias ficaram desabrigadas e foram para casa de parentes.

De acordo com a secretaria executiva de Defesa Civil do Recife, uma queda de barreiras na rua Francisco Leopoldino, na UR-7 (Várzea), dois irmãos de 3 e 7 anos ficaram levemente feridos, foram levados para uma Unidade de Pronto-Atendimento, mas liberados em seguida. Ao todo, o órgão recebeu informações de 30 pequenos deslizamentos na Capital Pernambucana.

Em São Lourenço da Mata, foram dois casos de quedas de encostas e quatro notificações em Olinda. Já no Jaboatão dos Guararapes, foram registradas 16 ocorrências, sendo quatro deslizamentos de barreira e uma queda de árvore.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, um alerta de possibilidade de chuva moderada a forte para a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Agreste de Pernambuco. Para este domingo (17), a previsão é para a manutenção das fortes chuvas. Acumulados devem passar dos 40 milímetros.

As equipes da Defesa Civil do Recife estão em estado de alerta, qualquer atendimento à população que está em áreas de risco, o telefone é o 0800 081 3400. Em Olinda, o telefone é o 0800 281 2112. Em Jaboatão, os moradores podem ligar para e 0800 281 2099 e, no Cabo, o telefone é o 0800 281 1531. A Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), atende pelo 3181-2490.