POLÍCIA FEDERAL

Prazo de entrega do passaporte é estendido para 30 dias corridos

Casa da Moeda, responsável contratual pela produção das carteiras de passaporte teve problemas com um dos fornecedores do papel

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 22/04/2016 às 10:57
Foto: Divulgação/ Polícia Federal

Quem precisa emitir passaporte precisa ficar atento. O prazo de entrega do documento que antes era de seis dias úteis agora é de 30 dias corridos, contados a partir do momento que a pessoa comparece ao posto de atendimento da Polícia Federal no Aeroporto Internacional dos Guararapes.

Esse atraso na entrega dos passaportes é porque a Casa da Moeda, responsável contratual pela produção das carteiras de passaporte comunicou a Polícia Federal que teve problemas com um dos fornecedores do papel. Essa situação só deve ser regularizada até o mês de junho, segundo estimativa da Casa da Moeda.

O atendimento nos postos para dar entrada na emissão de passaportes ocorre normalmente na manhã desta sexta-feira (22), sem haver necessidade de grandes esperas ou longas filas no aeroporto. A orientação, no entanto, é que quem for para o exterior deve se programar para uma espera de 30 dias na entrega do passaporte.

Os detalhes na reportagem de Clarissa Siqueira:

O assessor de comunicação da PF, Giovani Santoro, orienta a população que precisa do documento em caráter de urgência. “Cada caso desse será avaliado individualmente. A pessoa vai comparecer também aqui, vai entrar com requerimento, será analisada essa situação”, disse.

A pedagoga Sandra Pacheco chegou cedo ao aeroporto. Ela está se planejando para, em julho, viajar para os Estados Unidos. “Vim retirar o passaporte porque estou com a perspectiva de uma viagem para julho e como o planejamento é a razão de qualquer coisa, resolvi primeiro providenciar toda documentação, depois organizar o visto para que na data exata esteja tudo organizado”, comentou.

Outras orientações sobre o processo de entrada e retirada do passaporte podem ser obtidas no site www.dpf.gov.br.