GRIPE

Campanha contra influenza imuniza grupos prioritários a partir de hoje

Dia D da vacinação contra a gripe está marcado para o dia 30 de abril

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 25/04/2016 às 7:20
Foto: Agência Brasil


Começa nesta segunda-feira (25), a segunda etapa da campanha de imunização contra a gripe. De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, o Ministério da Saúde enviou 941.780 doses da vacina, que está disponível gratuitamente nas unidades de vacinação.

Devem ser imunizadas crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres em puerpério (até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, índios, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (asma, diabetes, hipertensão e transplantados). Jovens e adultos que cumprem medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional também devem ser vacinados.

A campanha tem como meta imunizar 80% do público alvo combate três vírus da influenza: H1N1, H3N2 E B. A contraindicação é ser alérgico a ovo. Crianças doentes devem ser avaliadas por um médico antes da vacinação para evitar efeitos colaterais.

O Dia D ocorre no próximo sábado (30). A coordenadora estadual do Programa Nacional de Vacinação, Ana Catarina Melo, ressalta a importância do trabalho: