ENERGIA ELÉTRICA

Conta de luz será reajustada em 11,66% a partir da próxima sexta-feira

As novas tarifas atingem os 3,5 milhões de clientes da Celpe. Clientes da Alta Tensão terão reajuste em 6,77%

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 26/04/2016 às 10:56


A decisão foio tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (26) e já entra em vigor na próxima sexta-feira (29). As novas tarifas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) terão índice médio de reajuste de 9,99%, com valores diferenciados para Alta e Baixa tensão. As novas tarifas atingem os 3,5 milhões de clientes da concessionária e vão começar a ser percebidas nas faturas recebidas a partir de maio.

Os consumidores que utilizam a rede de Baixa Tensão terão um aumento médio de 11,66%. Eles representam 99% dos consumidores e incluem os clientes residenciais. Já os consumidores Industriais e Comerciais de médio e grande porte, atendidos em Alta Tensão, terão reajuste de 6,77%, em média.

Além dos valores de tarifas fixados pela Aneel, são cobrados na conta de energia, ainda, os impostos (ICMS, PIS e Cofins) e as Bandeiras Tarifárias, neste mês de abril na bandeira Verde, ou seja, sem acréscimo. Conforme definido pela administração municipal, também é cobrada na conta de energia a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), tributo repassado pela Celpe diretamente para as prefeituras municipais, que são as responsáveis pelos serviços de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública.