H1N1

Procura pela vacina contra gripe nos postos da Rede Pública supera expectativas

Campanha do Ministério da Saúde em parceria com o Governo do Estado busca imunizar grupos prioritários

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 27/04/2016 às 8:18
Grupos como idosos e gestantes são prioridade. Foto: ABr


Após o surto da gripe H1N1 em todo o Brasil, o Ministério da Saúde começou na última segunda-feira (25), em parceria com o Governo do Estado, a campanha estadual de vacinação contra a doença. Nesse momento, a campanha pretende imunizar principalmente pessoas de grupos prioritários, como gestantes, mulheres que acabaram de ter filhos, crianças de seis meses a cinco anos de idade, idosos, pacientes portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, entre outros.

As doses da vacina vão se dadas em todos os postos públicos de saúde do Estado. No Recife, são 168 unidades capacitadas para aplicar a vacina. No total, 538 mil doses foram enviadas para Pernambuco. A campanha vai ser realizada na Rede Pública até o dia 20 de maio. A proteção da dose dura cerca de um ano.

No próximo sábado (30) vai acontecer o Dia D da vacinação nacional contra o vírus. Além dos postos de saúde, a aplicação vai ser dada em locais públicos espalhados em todo o Estado, como praças, feiras e estações de metrô. É importante que os que desejarem tomar a dose estejam munidos de carteira de identidade e carteira de vacinação, além de uma prescrição médica para os portadores de doenças crônicas. O horário do mutirão vai ser das 7h30 às 17h.

Saiba mais na reportagem de Juliana Oliveira: