TRABALHADORES

Trabalhadores fazem ato para lembrar abusos no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente do Trabalho

Data surgiu nos Estados Unidos após explosão em mina matar 78 trabalhadores

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 28/04/2016 às 11:51
Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal


Integrandes de sindicatos integrados, da Central Única de Trabalhadores (CUT) e de movimentos sociais realizaram um ato nesta quinta-feira (28) em frente à Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), em Santo Amaro, com carros de som e faixas. O objetivo principal é lembrar a data de 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente do Trabalho.

Outras pautas do ato foram protestar contra a cobrança excessiva de empresas e a precarização de relações de trabalho no País através da tentativa de aprovação da Lei da Terceirização, que está no Senado. O movimento também se dá em continuidade ao calendário de lutas contra o golpe e em defesa da democracia e das conquistas sociais, além do apoio à permanência da presidente Dilma Rousseff no poder.

Dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de 2013 apontam que ocorreram 718 mil acidentes e doenças do trabalho naquele ano. 2.800 desses casos resultaram em mortes e cerca de 15 mil causaram invalidez permanente. Entre as profissões com maior índice de desgaste em Pernambuco, estão o trabalho com corte da cana, operadores de Call Center e auxiliares de serviços gerais. No Brasil, o destaque é para os cozinheiros.

Ouça duas reportagens de Rafael Carneiro sobre o assunto: