EDUARDO CUNHA

Eduardo Cunha é afastado do mandato de deputado federal

Ministro do STF Teori Zavascki determinou a suspensão do mandato de Cunha e, consequentemente, o afastamento da Câmara dos Deputados

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 05/05/2016 às 8:09
Foto: Reprodução


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, determinou nesta quinta-feira (5) a suspensão do mandato de deputado federal de Eduardo Cunha. Consequentemente, ele vai ser afastado da função de presidente da Câmara dos Deputados. O ministro apontou 11 situações que apontariam o uso do cargo exercido pelo deputado para "constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações".

Na Operação Lava Jato, Cunha é alvo de mais denúncias, três inquéritos na Corte e três pedidos de inquéritos que ainda aguardam autorização para serem abertos. Quem assume na Câmara é outro investigado na Lava Jato, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA).

Ainda nesta quinta-feira (5), os ministros do STF vão se reunir em sessão para aprovar, ou não, a decisão de Zavascki. Caso a determinação seja revogada, Cunha pode voltar ao cargo antes que o dia termine.