SAÚDE

Especialistas explicam fatores que podem causar a tosse

O debate da Super Manhã recebeu o otorrinolaringologista Silvio Caldas, o pneumologista Murilo Guimarães e o gastroenterologista Severino Caldas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 17/05/2016 às 14:10

Com a proximidade do inverno, as viroses costumam disparar. No debate da Super Manhã desta terça-feira (17), especialistas explicam como se prevenir de problemas como tosse, gripe e rouquidão.

Geraldo Freire recebeu o otorrinolaringologista Silvio Caldas, o pneumologista Murilo Guimarães e o gastroenterologista Severino Caldas.

Silvio Caldas defendeu a vacina contra a influenza e comentou a importância da imunização. Ele fala aida “A tosse que eu costumo assumir a responsabilidade de tratar é aquela que tem origem nas vias aéreas superiores: nariz, os seios da face, a garganta. Então, tudo aquilo que tem doença nessa área provocando a tosse”, disse.

Segundo ele, outros fatores podem causar tosse. “A tosse tem múltiplas causas, na realidade. A grande maior parte vem das vias aéreas superiores que afetam o pulmão também”, destacou o pneumologista. “Tem levantamentos que mostram que cerca de 40% da população mundial tem ou teve tosse crônica por algum tempo”, apontou o médico Murilo Guimarães.

O refluxo gastroesofágico também é causador da tosse. Segundo Severino Caldas, a descoberta da tosse através do refluxo, é algo relativamente novo. “A queixa não é a tosse mais frequente do refluxo. As queixas clássicas são a queimação e a regurgitação”, destacou o gastroenterologista.

Confira os detalhes no debate completo: