TRANSPORTE

Greve dos metroviários pode ser retomada se impasse não seja resolvido

Tranquilidade dos passageiros depende do acordo entre os metroviários e a CBTU

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 17/05/2016 às 7:46
Movimento é tranquilo após suspensão da greve do metrô. Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal


Depois de um dia de paralização e funcionamento reduzido, o metrô do Recife voltou a operar normalmente desde às 5h desta terça-feira (17). A decisão pelo fim da greve foi tomada ontem em assembleia que aconteceu na Estação Central, no Bairro de São José. Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

A assembleia da noite de ontem reuniu trabalhadores e líderes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco para apresentar os avanços nas negociações dos sindicatos com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, depois de uma reunião que aconteceu em Brasília.

Depois dessa reunião, na capital federal, a CBTU e os sindicatos assinaram um acordo coletivo de trabalho, que contempla os alguns pontos pleiteados pela categoria, mas deixa outros a desejar. Ficou acertado que o vale cultura não vai mais ser concedido. Por outro lado, o vale alimentação vai aumentar, passando de 28 para 30 tickets.

Como a categoria não acatou o índice de reajuste salarial proposto pela CBTU, a empresa e o sindicato vão ajuizar, até a próxima sexta-feira (20), no Tribunal Superior do Trabalho, um dissídio coletivo para tratar exclusivamente dessa questão. Caso não haja acordo, a categoria pode retomar a paralisação: