EDUCAÇÃO

Atitude Adotiva: diálogo aberto é fundamental na educação dos filhos

"Os pais precisam estar abertos a qualquer assunto", orientou o professor Guilherme Moura, sobre a importância do diálogo com as crianças

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 19/05/2016 às 22:12
Leitura:
"Atitude Adotiva é conversa" foi o tema da coluna desta quinta (19) Foto Ilustrativa

Vivemos na linguagem, especialmente nessa experiência fantástica e tão humana que é a conversa. Este foi o tema da coluna Atitude Adotiva desta quinta-feira (19), no programa Movimento. O comunicador Marcelo Araújo conversou com o professor Guilherme Moura, presidente da Associação Pró Adoção e Convivência Familiar (Gead Recife), que tocou em pontos importantíssimos que os pais e mães precisam refletir sobre a forma de educar seus filhos.

Ele explicou que as atitudes dos pais são muito mais impactantes na educação da criança do que normas impostas de maneira contraditória. “Se eu digo ‘pare de gritar’, gritando, eu estou me contradizendo, a informação que eu estou tentando dizer ‘gritar não é bom’ é anulada pelo meu ato de fala que é o grito”, defendeu. Ouça a coluna, na íntegra:

O professor Guilherme enfatizou, ainda, a importância de trabalhar a argumentação no momento em que se passa uma ordem ao filho. É preciso resgatar a autoridade de pai e de mãe, mas sem ser arbitrário. Outro assunto interessante abordado na coluna desta quinta foram as perguntas espontâneas das crianças sobre assuntos que podem gerar certo constrangimento por parte dos adultos. “Os pais precisam estar abertos a qualquer assunto”, orientou.

Mais Lidas