CONSULTÓRIO

Conheça os perigos da automedicação

O Consultório do Rádio Livre desta quinta (19) tratou do assunto

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/05/2016 às 20:22
Foto Ilustrativa

O uso racional de medicamentos é sempre importante para ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.Por isso, é sempre importante ingerir remédios prescistos por um médico. Afinal, é o médico que diagnostica doenças, identifica sintomas e, a partir disto, indicar qual o melhor medicamento e a dosagem correta para que o paciente fique bem.

O Consultório do Rádio Livre desta quinta-feira (19) tratou do assunto. A apresentadora Graça Araújo entrevistou a farmacêutica Flávia Morais e o médico clínico geral Fábio Queiroga. Ouça na íntegra:

Graça Araújo entrevistou Flávia Morais e Fábio Queiroga. Foto: Marcelo Barreto/Rádio Jornal

A automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte.A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.

Tomar remédio por conta prórpia pode agravar doenças, já que a utilização de remédios sem a informação adequada pode esconder determinados sintomas. Além disso, existe o risco da combinação errada de substâncias, que pode anular ou potencializar o efeito da outra.