Postos de saúde do Recife lotam no último dia da vacinação contra gripe

Vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS para grupos de risco. Após campanha, vacinas restantes serão distribuídas para o público geral

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 20/05/2016 às 10:46
Foto: Lélia Perlim/Rádio Jornal


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira (20). A dose é aplicada gratuitamente nos postos de saúde e indicada para crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres no após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também devem ser imunizados.

Em Pernambuco, o número de pessoas que deixou para se vacinar no último dia, é grande nos postos de saúde do Recife. A dona de casa Edleuza da Silva, de 61 anos, explica que resolveu tomar a vacina depois de ouvir a repercusão da doença no rádio. Já a aposentada Maria de Lurdes da Silva, de 71 anos, saiu do bairro de Pau Amarelo, em Paulista, para a Bomba do Hemetério, no Recife.

Dados do Ministério da Saúde mostram que já foram vacinados, até o momento, 35,4 milhões de brasileiros. O número representa 71% do público-alvo, formado por 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações provocadas pela gripe. A meta é imunizar pelo menos 80% desse grupo.

O secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, afirma que a capital já ultrapassou a meta, vacinando 292 mil pessoas, ou seja, 85% do público alvo. De acordo com ele, a única faixa em que a meta não foi atendida é a de crianças entre seis meses e cinco anos. "Acredito que ainda hoje vamos conseguir". Jaílson disse ainda que as vacinas que sobrarem serão disponibilizadas para o público em geral.