CATOLICISMO

Beatificação de Frei Damião: Vaticano deve se pronunciar em 2018

A 18ª Festa de Frei Damião acontece entre os dias 26 e 29 de maio, no Convento de São Félix de Cantalice, no Pina

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 24/05/2016 às 14:31
Festa lembra os 19 anos da morte de Frei Damião. Foto: Lélia Perlim/ Rádio Jornal


Cerca de 70 mil pessoas são aguardadas na 18ª Festa de Frei Damião. O evento acontece dos dias 26 a 29 de maio, no Convento de São Félix de Cantalice, no Pina, Zona Sul do Recife. A missa de abertura vai ser realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, às 19h. Depois dessa celebração, os fiéis seguem em procissão luminosa.

A Ordem dos Capuchinhos também divulgou nesta terça que o Vaticano deve se pronunciar sobre o processo de beatificação e canonização de Frei Damião em fevereiro de 2018. O vice-postulador da causa de Frei Damião, Frei Jociel Gomes, relata quais as próximas etapas para beatificação e canonização do frade capuchinho, caso o documento seja aprovado pelas comissões. “Com o parecer dessa comissão sendo aprovado pelo santo padre, ele será declarado venerável. Tendo um milagre reconhecido por uma comissão médica e também pelo santo padre será declarado beato. Em seguida trabalharemos para procurar mais um milagre pós beatificação para que ele seja canonizado”, disse.

Missas, vigílias e confissões fazem parte da programação da sexta. Já no sábado, o convento vai receber pela primeira vez a visita ilustre de duas imagens: de Nossa Senhora das Dores e do Padre Cícero. O guardião do convento, Frei Cláudio Simões.

Detalhes foram apresentados durante coletiva

No domingo, dia da morte de Frei Damião, seis missas vão ser realizadas, com a primeira às 4h. O ponto alto acontece às 10h com a celebração presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. O encerramento da festa ocorre com a última missa às 17h. Para que os fiéis e romeiros sejam bem recebidos, a Ordem dos Capuchinhos, organizadora do evento, vai contar com o apoio da Secretaria de Saúde do Recife, Emlurb, Corpo de Bombeiros, CTTU e das Polícia Civil e Militar.