OPORTUNIDADE

Fique atento às exigências para o concurso público da PMPE

Mais de 123 mil inscritos participam da primeira fase do concurso neste domingo (29)

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 27/05/2016 às 22:30
Leitura:
Candidatos farão prova objetiva com 60 questões neste domingo (29) Foto: Arquivo/JC Imagem

Mais de 123 mil inscritos para o concurso público da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) fazem prova neste domingo (29), para concorrer às 1500 vagas disponíveis. As provas vão ser aplicadas em 205 prédios distribuídos pelo Recife e Região Metropolitana, Caruaru, Nazaré da Mata, Garanhuns, Petrolina e Serra Talhada.

Os portões vão ser fechados, impreterivelmente, às 8h. Então, a coordenação aconselha que o candidato chegue ao local da prova com antecedência mínima de uma hora. É preciso levar apenas um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Passaporte), o cartão de inscrição e uma caneta esferográfica preta ou azul em material transparente, como destaca o coordenador geral do concurso, Gledeston Emerenciano. Ouça na matéria completa:

Não vão ser aceitos documentos de identificação como: certidão de nascimento, título eleitoral, carteira de motorista sem foto e carteira de estudante. É proibido portar qualquer outro objeto ou equipamento eletrônico no local de prova. Os candidatos que não obedecerem a essas regras estão automaticamente excluídos do processo de seleção.

Nesta primeira fase, que consiste em uma prova de habilidades e conhecimentos, os candidatos vão precisar responder a 60 questões objetivas de múltipla escolha, sendo 15 de língua portuguesa, 10 de matemática, 10 de geografia, 10 de história e 15 de direitos e garantias fundamentais. Cada questão vai valer dois pontos, e o tempo máximo para entregar a prova é de 4 horas. O gabarito vai ser divulgado na internet, após a conclusão da aplicação das provas, no site www.upenet.com.br.

Os aprovados na primeira etapa, ainda vão passar pelas seguintes avaliações: aptidão física, exames médicos e psicológicos, além de uma investigação da vida social. Todas de caráter eliminatório. Se aprovado nessas etapas, o aluno vai passar pelo Curso de Formação e Habilitação de Praças e, durante esse período, vai receber uma bolsa-auxílio de formação profissional no valor de R$ 970,42. Após a nomeação, os novos soldados da PM vão receber um salário de R$ 2.319,88.

Mais Lidas