TRAGÉDIA

Queda de criança do 21º andar em Boa Viagem é mistério para a Polícia

O menino de seis anos morreu após cair do 21º andar do apartamento onde morava com os pais. Janelas tinham rede de proteção

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 31/05/2016 às 7:09
Foto: Caroline Santos/Rádio Jornal


A Polícia Civil vai investigar a tragédia que terminou com a morte de uma criança de seis anos nessa segunda-feira (30). O menino era filho de um casal de italianos, que está em Pernambuco há dois meses. Eles moram no 21º andar de uma das torres do condomínio Evolution Shopping Park, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

O quarto de onde a criança caiu tinha tela de proteção. No momento da queda o pai estava no trabalho, o menino e o irmão mais novo estavam no apartamento com a mãe. Ela que não presenciou o acidente e foi avisada da morte pelo porteiro.

O delegado responsável pela investigação Carlos Couto vai ouvir os pais do menino na tarde desta terça-feira (31). De acordo com ele, nenhuma hipótese está descartada, mas a investigação preliminar aponta para um acidente. Segundo ele, parte da rede de proteção estaria solta de um gancho.

Uma pessoa que não quis se identificar conta o que presenciou instantes após a queda da criança. “O pai chegou desesperado. Ela não sabia o que fazer. Foi grito, foi choro”, disse.

O corpo do menino foi removido por volta das 19h pelo Instituto de Medicina Legal (IML) e ainda não foi liberado para sepultamento. A Polícia Científica e o instituto de criminalística enviaram equipes ao local para investigar as causas da queda. De acordo com informações do delegado Carlos Couto, o enterro será realizado na Itália.

PROTEÇÃO SOB CUIDADOS

A necessidade de zelar pela segurança das crianças é fundamental, e cabe aos pais e responsáveis atentar para os riscos existentes nos lares. De acordo com o Ministério da Saúde, 612 crianças menores de 14 anos foram internadas em 2015 por queda de janelas de prédio.

Veja dicas dos bombeiros para cuidados com as redes de proteção:

1- Distância entre ganchos máxima 35cm
2- Malha não pode ser maior que 5cm
3- Revisão a cada 2 anos
4- Troca a cada 5 anos ou se perder o brilho antes
5- Ganchos devem ser fechados e virados para dentro.
6- Trocar ganchos se há ferrugem
7- Janelas do banheiro deve receber tela ou limitador de abertura para 15cm (máx.)
8- A malha deve resistir no mínimo a 50kg
9- Mesmo com rede, manter a criança a uma distância segura.