TRANSPORTE PÚBLICO

Novo Terminal Integrado Joana Bezerra passa por prova de fogo hoje

A ampliação do espaço era prometida há dez anos. Obra do TI Joana Bezerra começou há quase cinco

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 06/06/2016 às 6:32
Foto: Lélia Perlim/Rádio Jornal


Reportagem de Lélia Perlim

Prometido há mais de dez anos e com obras iniciadas há quase cinco, o Terminal Integrado Joana Bezerra, na área central do Recife, foi finalmente entregue a população nesse domingo (6). O equipamento deveria ter sido inaugurado em 2013, mas sofreu atraso e despesas adicionais, totalizado custo de R$ 11 milhões.

O terminal tem mais de 4.336 metros quadrados, 12 plataformas, lanchonetes, boxes, banheiros, central de atendimento e piso tátil para auxiliar pessoas com deficiência visual e baixa visão. A integração substitui a antiga, inaugurada há 22 anos, e conta com as mesmas dez linhas que já estavam operando, apesar de terem sido prometidas 14.

A gerente de Fiscalização do Grande Recife Consórcio de Transporte, Káthia Sena, avaliou o primeiro dia de operações no local. “Vamos fazer o máximo para que o usuário seja bem atendido”, disse.

No Terminal Integrado Joana Bezerra circulam diariamente 115 veículos, que realizam 1200 viagens, atendendo a cerca de 48 mil pessoas. Os primeiros usuários aprovaram o equipamento.

O Terminal Integrado Cosme e Damião, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, também foi entregue nesse fim de semana. Em operação desde o sábado (4), o equipamento, que custou aos cofres públicos R$ 20 milhões, disponibiliza ao usuário apenas duas linhas.