POLÍTICA

Conselho de Ética pode votar hoje processo contra Eduardo Cunha

Os 21 representantes do Conselho de Ética se reúnem para avaliar processos contra o presidente da Câmara Eduardo Cunha

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 07/06/2016 às 9:20
Foto: Arquivo/Agência Brasil


Os 21 integrantes do Conselho de Ética da Câmara começam a discutir hoje (7) o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) sobre o processo contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O relatório é favorável ao afastamento de Cunha, presidente afastado da Câmara. O documento foi apresentado na reunião da última quarta-feira (1º), mas um pedido de vista conjunta adiou a discussão para hoje.

O desfecho, no entanto, pode ocorrer apenas nesta quarta (8) ou quinta-feira, caso os debates se estendam por horas e seja iniciada a Ordem do Dia no plenário da Casa, o que impede que qualquer votação ocorra nas comissões.

Leia também: Jarbas chama Cunha de psicopata e diz que ele é o próximo a sair

Cunha é acusado de ter mentido à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, quando negou a existência de contas no exterior em seu nome, o que poderia caracterizar quebra de decoro parlamentar. O deputado, que foi o responsável pela sua defesa no colegiado em 19 de maio, negou ser o titular e afirmou que é apenas beneficiário dos recursos advindos de trustes. Ele que essa situação ficou “comprovada na instrução do processo no conselho”.

Votação

O parlamentar aposta na rejeição do relatório. Pelas contas de assessores do conselho, Cunha tem dez votos a favor e ficaria nas mãos da deputada Tia Eron (BA), que substituiu Fausto Pinato (PRB-SP) no colegiado, provocando a reação dos parlamentares contrários a Cunha que consideraram a troca como uma estratégia para reforçar o apoio ao acusado.

Se a deputada votar a favor da cassação, o placar empatado por 10 a 10 pode ser definido pelo presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA). Tia Eron, no entanto, pode também pesar a balança a favor de Cunha, totalizando 11 votos a favor.