OBRAS

Sem dar prazos, ministro da Defesa anuncia construção de 2.600 poços no Nordeste

Ministro não explicou como esses poços serão distribuídos pelos estados

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 08/06/2016 às 14:32
Ministro da Defesa, Raul Jungmann
Foto: Clarissa Siqueira/ Rádio Jornal

Em visita a Pernambuco para vistoriar a ação do exército brasileiro nas obras de transposição do Rio São Francisco, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que as obras do projeto de abastecimento devem ser concluídas no começo do ano que vem. Últimos dados da transposição apontam que a obra está 86% concluída.

O ministro também vistoriou as atividades da Operação Carro-Pipa, que atende a 3,9 milhões de pessoas em todo o País. Em Pernambuco, 120 municípios são atendidos pelo projeto. Em meio a uma crise no sistema, com denúncias dos caminhoneiros pernambucanos de que não recebem o pagamento do Estado, o ministro anunciou a construção de 2.600 poços artesianos em todo o Nordeste. “Devemos começar ainda este ano, com aproximadamente 500 poços”, prometeu o Jungmann.

Confira os detalhes na reportagem de Clarissa Siqueira:

No entanto, o ministro não explicou de que forma esses poços serão distribuídos pelos estados ou os prazos e valores da iniciativa.

Ainda de acordo com o ministro, o presidente interino Michel Temer deve anunciar a data exata da entrega da transposição na próxima semana, quando vem ao Estado. Raul Jungmann esteve na capital pernambucana nesta quarta-feira (8) e ainda passou pelas cidades de Paulo Afonso, na Bahia, Poço Redondo e Queimadas, em Sergipe, e em Floresta e Petrolândia, no sertão.

“Quase certo que o presidente da República esteja aqui no próximo dia 14 de junho. Ele vem vistoriar essas obras que nós estamos fazendo o monitoramento e ele deve dizer a data em que definitivamente a transposição estará iniciada. Evidentemente que, completada, levará mais algum tempo. Mas as primeiras cidades, acredito eu, ainda em 2017 estarão recebendo água do Rio São Francisco”, disse o ministro.

A transposição está 86% concluída, de acordo com últimos dados da obra
Foto: Guga Matos/ JC Imagem