ECONOMIA E NEGÓCIOS

Inadimplência atinge metade das empresas brasileiras

Levantamento feito pela Serasa Experian alarmou um recorde de 4,4 milhões de empresas inadimplentes em abril deste ano

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 10/06/2016 às 21:44
Foto: Internet/Ilustrativa

Um levantamento feito pela Serasa Experian, alarmou que o número de empresas inadimplentes no Brasil bateu recorde em abril deste ano. Segundo a pesquisa, 4,4 milhões de empresas estão com dívidas em atraso, o que significa mais da metade das empresas em operação no país, que são 8 milhões de empresas. O último recorde era de junho do ano passado, com 3,8 milhões de empresas estavam com problemas.

“Esse número é levantado mensalmente pelo Serasa, então ele considera inadimplente qualquer conta vencida e não paga. Os números mostram que há uma aumentada no percentual mês a mês. 41% da população do brasil, ou seja 60 milhões estão inadimplentes. Isso faz com que as empresas estão sem caixa, com consumo retraído, sem empregos, e estão deixando de vender. Porém, eles ainda não estão se redimensionando pra se organizar com a realidade do mercado”, explicou o economista Écio Costa.

O estudo ainda aponta que das empresas inadimplentes, 45,2% são comerciais, 45% do segmento de serviços e 8,9% são indústrias. Destas empresas inadimplentes, 48,5% conta com quatro dívidas ou mais; com 29% ficam as empresas com uma dívida em atraso; 13,3% as empresas com duas dívidas em atraso; e por fim 8,3% as empresas com três dívidas. O estudo ainda dividiu as regiões do país, com 51% no Sudeste, 17,9% no Nordeste, 16,6% no Sul, 8,9% no Centro-Oeste e 5,7% na região Norte.

Confira a coluna “Economia e Negócios” na íntegra com o economista Écio Costa: