ENTREVISTA

Secretário de Defesa Social diz que assaltos a ônibus estão em queda

Alessandro Carvalho afirmou que é preciso se ater aos dados fornecidos pela Polícia a partir das queixas prestadas pelas vítimas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 10/06/2016 às 12:05
Foto: Arquivo JC Imagem


O Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, concedeu entrevista nesta sexta-feira (10) ao quadro Passando a Limpo, da Rádio Jornal, com o comunicador Geraldo Freire. Alessandro se posicionou a respeito dos casos de frequentes assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife, que a Rádio Jornal vem noticiando. De ontem para hoje, por exemplo, foram cinco veículos assaltados.

De acordo com Alessandro, desde março se intensificaram as abordagens a ônibus e tem reduzido o número de assaltos desde então, apesar do total ainda ser considerado alto. Os dados apresentados por ele apontam que em março foram realizadas 2.939 abordagens, em abrirl elas chegaram a 3.709 e caíram um pouco em maio, indo para 3641. Já a quantidade de ocorrências de assaltos, de acordo com os números repassados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, foi de 159 em março, 145 em abril e 138 em maio. O que significa uma redução sucessiva.

Geraldo Freire questionou que os ouvintes dizem não ver essa fiscalização na rua, no cotiano, e a justificativa do secretário foi a de que a malha viária é muito grande, mas que as vistorias acontecem, só que nem sempre a entrada dos policiais nos ônibus resulta em abordagens.

O apresentador Ciro Bezera, que também participou da entrevista, destacou que segundo os dados divulgados pelo repórter de polícia da Rádio Jornal, Eliel Alves, somente na tarde da quinta-feira (9) a estatística de assaltos chegava a 751 ocorrências, das quais 31 assaltos ocorreram nos ultimos 4 dias, mas que lamentavelmente esses números não vão para o boletim de ocorrência online. Ciro destacou ainda que a violência ocorre principalmente em alguns bairros específicos, como Av Norte, PE-05 Camaragibe, Padre Cícero e Milagres.

Questionado sobre a abrangência das ações da polícia o secretário explicou que há alguns trechos que são de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal, como é o caso das rodovias.