DOE SANGUE

Arraial da solidariedade quer aumentar em 15% doações ao Hemope

Fundação Hemope está com baixa de 30% no estoque; Demanda é maior por tipos sanguíneos A+ e O+

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 13/06/2016 às 10:33
Festividade junina com foco no aumento de doadores. Foto: Clarissa Siqueira/ Rádio Jornal

Em clima junino desde o dia primeiro deste mês, a Fundação Hemope promove nesta segunda (13) um arraial de solidariedade para chamar a atenção da população e elevar o número de doadores de sangue na unidade. A repórter Clarissa Siqueira, da Rádio Jornal, acompanhou o evento que tem uma causa muito especial.

Desde o fim do ano passado que o número de doadores sofre visível redução, chegando a uma baixa de 30%. A festividade no espaço tem como objetivo aumentar em pelo menos 15% o número de doações. Participam das atividades a quadrilha Tradição e o grupo Forró Sem Fronteiras.

O Hemope corre para atender a demanda dos grandes hospitais. No período junino, a demanda por sangue aumenta ainda mais devido ao crescimento dos casos de queimados. O plasma sanguíneo é fundamental para o combate a queimaduras. A supervisora de captação do Hemope, Josinete Gomes, diz que é preciso mobilizar a população: "estamos saindo de um mês de mais baixa nos estoques", declarou.


De acordo com a fundação, todos os tipos sanguíneos são necessários, mas a demanda é ainda maior entre os fatores A+ (positivo) e O+ (positivo). Para doar sangue, basta ir ao Hemope, localizado no bairro das Graças. É preciso apresentar um documento oficial sem foto, estar bem de saúde, não ter contraído Hepatite, Malária ou Doença de Chagas, pesar pelo menos 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos.

Outras dúvidas podem ser tiradas pelo telefone de atendimento 0800 081 1535.