CATOLICISMO

Homenagens a São João começam nesta quarta e seguem até o dia 24

No Nordeste, São João é o santo mais festejado do período junino e está ligado à colheita do milho

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 15/06/2016 às 8:22
Foto: Bobby Fabisak/Arquivo JC Imagem


Os devotos de São João vão se reunir na noite desta quarta-feira (15) na Rua Maria Tereza, no bairro do Coqueiral, Zona Oeste do Recife. É o início das homenagens ao Santo que dá nome ao ciclo Junino. De acordo com as tradições cristãs, João Batista era primo de Jesus e o batizou nas águas do Rio Jordão.

Considerado profeta, acabou assassinado a mando do rei Herodes Antipas e teve a cabeça entregue numa bandeja de prata. No Nordeste, São João está ligado à colheita do milho. É a ele que se pede interseção para as chuvas que devem cair no dia de São José, 19 de Março. Durante sua festa, é costume acender uma fogueira reproduzindo o gesto que Isabel teria feito para avisar a Maria, sua prima, sobre o nascimento de João. Nesta época, Maria já estaria grávida de Jesus.

A festa de São João Batista começa com a reza do terço, procissão, missa e hasteamento da bandeira na sede da paróquia, na Avenida Padre Ibiapina, no Sancho. Até a quinta-feira da próxima semana (23) serão celebradas eucaristias sempre às 19h. No dia do Santo, 24 de junho, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, preside a missa das 10h.

A procissão com a imagem do santo será levada pelas ruas da comunidade a partir das 16h da tarde. A festa termina com outra missa, às 17h, com os devotos agradecendo pelos pedidos alcançados e renovando os pedidos.