CONSULTÓRIO

Situação dos ostomizados foi destaque no Consultório desta sexta (17)

Graça Araújo recebeu o cirurgião do aparelho digestivo Dr. Maxwell Stanford e a presidente da Associação dos Ostomizados de Pernambuco

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 17/06/2016 às 21:21
Foto Ilustrativa

No Consultório desta sexta-feira (17), Graça Araújo trouxe aos ouvintes do Rádio Livre a situação dos ostomizados. Mas o que é um ostoma? Algumas pessoas precisam passar por uma operação para construir um caminho alternativo para a saída das fezes ou da urina para fora do corpo. Hoje, a intervenção é feita a partir da criação de um ostoma na parede do abdômen, pelo qual as fezes e a urina são expelidas. Ouça o consultório, na íntegra:

Pelo fato de não haver um controle total em relação à saída dos fluidos, e também pela mudança na imagem corporal, alguns dos ostomizados têm sua autoestima abalada no período de adaptação. Para abordar o assunto, Graça recebeu a presidente da Associação dos Ostomizados de Pernambuco, Maria Madalena Vasconcelos, e o médico Dr. Maxwell Stanford, cirurgião do aparelho digestivo.

Ostomizada há 10 anos por erro médico, Maria explica que o preconceito é uma das maiores barreiras a serem superadas. “Tem muito preconceito, principalmente da família, às vezes do próprio companheiro, do marido, que abandona as mulheres e vice-versa”, desabafou Madalena. Mas apesar das dificuldades, Maria destaca que, hoje, já adaptada à bolsa, ela vive normalmente. “Eu faço academia, eu faço dança de salão”, reforçou.