UOL - O melhor conteúdo
CUIDADOS

Pacientes com asma devem redobrar cuidados no período junino

Doença atingiu mais de 113 mil pessoas, no Brasil, só no ano passado

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/06/2016 às 8:44
Foto: Edmar Melo/JC Imagem


No próximo dia 21 de junho é celebrado o Dia Nacional de Combate à Asma, doença comum, em adultos e crianças, caracterizada pela tosse, falta de ar e chiado no peito. Só em 2015, mais de 113 mil pessoas foram internadas por asma segundo o DATASUS, no Brasil. Em Pernambuco, este número é de 4.276.

A asma pode ser agravada por conta da fumaça da poluição e cigarros, e neste período de festejos juninos, as fogueiras deixam pacientes em alerta. A especialista em pneumologia e tutora de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, Patrícia Bezerra, conversou neste domingo com o comunicador Paulo Roberto e falou como se proteger nesta época:

A asma não tem cura, mas pode ser prevenida com medicação inalatória (os aerossóis, ou sprays, popularmente chamadas de “bombinhas”). Ainda como medidas de prevenção, a especialista destaca a realização de pré-natal, o estímulo à amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida, a não exposição à fumaça do cigarro na gestação e após o nascimento e a realização de consultas médicas regulares para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.