ALIMENTOS

Atenção especial às comidas de milho, o que devemos ficar atentos?

É importante ficar atento na conservação de alimentos preparados com o milho, por exemplo, pamonha ou canjica quando azedam podem estar ligadas ao modo de conservação

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 22/06/2016 às 11:58
Leitura:
Foto:JC Imagens

O milho, a iguaria mais celebrada durante os festejos de São João, foi tema de entrevista na Super Manhã desta quarta-feira, (22). O comunicador Geraldo Freire conversou com a nutricionista Edilene Freitas, que explicou os benefícios econômicos do milho por estar mais barato que feijão e por ter mais opções na elaboração de pratos diferentes. Ela mencionou também sobre o consumo do alimento quanto ao manuseio e higiene no consumo do milho. A Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura do Recife estarão em regime de plantão até o dia 29 realizando vistorias nas barracas de alimentos.

O milho cozido é mais seguro quanto a limpeza se comparado ao milho assado. Por conta da temperatura do alimento e da forma que se manuseia o alimento. É importante ficar atento na conservação de alimentos preparados com o milho. Por exemplo, a pamonha ou canjica quando azedam podem estar ligadas ao modo de conservação. O alimento quando azeda pode ser provocado por conta de algum alimento produtor de ácido. “Esse azedamento não tem problema para a saúde, pelo contrário, porque os micro-organismo do milho fazem muito bem”, afirma a nutricionista Edilene.

De acordo com a nutricionista e inspetora da Visa do Recife, Geise Belo, o consumidor deve prestar atenção, quando for comer fora de casa, nas condições higiênicas e sanitárias do local de venda, “A canjica ou a pamonha devem estar cobertas, aquecidas ou refrigeradas. Os bolos, em geral, sem recheio, podem ficar em temperatura ambiente, desde que estejam protegidos. Um dos mais procurados, o bolo de macaxeira não pode ter viscosidade, que é aquela liga, quando a gente parte, porque isso significa que as bactérias já estão se proliferando. O milho cozido deve estar sempre aquecido, na panela com água”, explica Geise.

A Visa da Prefeitura do Recife estarão em regime de plantão até o dia 26 deste mês no Sítio Trindade realizando vistoria nas barracas de alimentos. Nos dias 28 e 29, os profissionais atuarão no Pátio de São Pedro, onde ocorrerão as festividades. Os comerciantes autorizados a vender comidas foram capacitados pela Visa no início do mês.

Confira a entrevista completa com a nutricionista Edilene Freitas na Super Manhã:

Mais Lidas