LUTO

Corpo de ex-deputada Isabel Cristina é velado em Petrolina

Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, emitiu nota de pesar pelo falecimento da petista

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 22/06/2016 às 15:02
Isabela Cristina morreu na manhã desta quarta-feira
Foto: Divulgação/ PT-PE

O corpo da ex-deputada Isabela Cristina, 62 anos, está sendo velado na Câmara de Vereadores de Petrolina, Sertão de Pernambuco. O sepultamento acontece nesta quinta-feira (23), às 10h, no Cemitério Campo das Flores, no centro da cidade.

Ela estava internada na UTI de um hospital particular e devido à complexidade do caso os médicos haviam optado pelo coma induzido. A paciente deu entrada no hospital no dia 10 desse mês com fortes dores de cabeça. Ao realizar o tratamento clínico foi constatado que Isabel estava com hipertensão intracraniana.

A deputada passou por duas cirurgias e durante a madrugada desta quarta-feira (22) o quadro de saúde piorou e ela sofreu duas paradas cardíacas pela manhã. A morte foi confirmada às 7h20.

O deputado estadual Odaci Amorim (PT) lamentou a morte da ex-deputada. “Nós estamos muito tristes com a perda de nossa amiga Isabel, que vinha de uma luta de mais de oito anos contra uma enfermidade”, disse.

Confira os detalhes na reportagem de Marco Aurélio:

Isabel Cristina era natural de Araçatuba, em São Paulo. Foi professora de Física, aposentada pela Secretaria de Educação de Pernambuco, também foi superintende regional da Codevasf. Na última eleição em 2014 Isabel foi candidata a senadora, primeira suplente de Pernambuco pelo Partido dos Trabalhadores.

Isabel estava internada desde o dia 10 de junho
Foto: Marco Aurélio/ Rádio Jornal Petrolina

Ela foi vereadora em Petrolina por dois mandatos. Vice prefeitura de Petrolina entre os anos de 2001 a 2003 e também deputada estadual em Pernambuco. Em 2015 voltou a assumir o cargo com a saída e Sebastião Oliveira (PR) que foi chamado para ser secretário de Transportes de Paulo Câmara.

O PT-PE, a CUT-PE e o ministro de Minas e Energia Fernando Filho manifestaram, em nota, pesar:

“Com imensa tristeza os militantes e dirigentes do PT receberam o falecimento de Isabel Cristina. São muito fortes em todos (as) nós as lembranças e a admiração por uma vida de lutas e de vitórias e, especialmente, por uma pessoa que a todos cativava.

Como mulher, como sertaneja, como política, como sindicalista, como negra, Isabel viveu dedicada a enfrentar e a vencer injustiças e preconceitos contra os nordestinos, contra os sertanejos, contra os pobres e injustiçados.

Em todas as funções que acumulou, seja de dirigente sindical ou partidária, seja vereadora, seja deputada, seja vice-prefeita, seja na gestão pública, Isabel Cristina sempre se pautou pela ética e pela dedicação às causas de nosso povo e de nosso Estado, conquistando o respeito e o carinho de todos (as), independente de partidos ou de classe.

Era apaixonada por Petrolina, pelo Sertão, pela Educação, pelo PT e pela busca da justiça social. Sempre gerou muitos (as) amigos e admiradores (as) na sua caminhada. Sua coragem e firmeza também se fizeram presentes no convívio com a enfermidade, tal como soube cultivar durante toda a vida no convívio com os desafios do semi-árido.

Nos somamos e nos solidarizamos ao sentimento de perda dos seus familiares e dos (as) companheiros (as) de militância no PT de Petrolina e de todo o Sertão.

A força da vida de algumas pessoas supera a fatalidade da morte. Isabel Cristina é uma delas. Seu exemplo é muito maior do que a enorme tristeza que causa o seu falecimento. As saudades asseguram a sua permanência em todos (as) nós que tivemos o privilégio de conviver e de ser iluminados (as) por ela.

ISABEL CRISTINA, PRESENTE!

BRUNO RIBEIRO DE PAIVA (Presidente do PT-PE)”

Na Câmara dos Vereadores, população se despede da ex-deputada Isabel Cristina:

“A Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE) expressa seu profundo pesar pelo falecimento da ex-vereadora, ex-vice-prefeita de Petrolina e ex-deputada estadual Izabel Cristina.

A companheira foi um exemplo de luta e de determinação. Ex-dirigente do Sintepe, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, também foi fundadora do Partido dos Trabalhadores em Petrolina e deputada estadual por três mandatos. Além de representar a mulher sertaneja, a negra, a professora, Izabel Cristina era uma batalhadora generosa e soube deixar seu exemplo de militante e incansável defensora dos trabalhadores e trabalhadoras. Lutava contra o câncer há oito anos, doença que a vitimou nesta triste quarta-feira, 22 de junho.

Por seus valores socialistas, de esquerda, em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras e do povo sertanejo, a CUT de Pernambuco homenageia esta guerreira, trazendo para nosso cotidiano o exemplo de sua luta em favor do povo pernambucano.
A DIREÇÃO DA CUT-PE”

“A política em Petrolina e em Pernambuco ficou mais pobre nesta terça-feira 22 de junho. A perda da deputada Isabel Cristina entristece toda a nossa gente. Uma mulher corajosa e batalhadora, que defendeu com grande determinação os ideais em que acreditava. Todo o meu respeito à sua história de luta e sua inconformidade com o sofrimento dos mais humildes.

Fernando Filho
Ministro de Minas e Energia”