MOBILIDADE

Ciclistas trocam arrasta pé por pedaladas na noite de São João

Na noite desta sexta-feira (24), amantes das pedaladas trocaram o forró pela prática saudável e que ajuda na mobilidade urbana.

Grupo de ciclistas / Foto: Caroline Santos

Corre-corre e muita agitação marcam o período de São João no estado de Pernambuco. Em meio a efervescência do forró na festa junina, pessoas deixam de lado o arrasta pé, para pedalar. Estamos falando da Massa Crítica – Bicicletada que acontece todas as últimas sextas-feiras de todos os meses, com saída do bairro do Derby, centro do Recife. A “Bicicletada” é uma ação promovida por ciclistas para divulgar o uso da bicicleta como transporte, a boa convivência no trânsito e, claro, a pedalada.

Pesquisa do Detran, de 2013 aponta que Recife possui 2,3 milhões de carros. A mobilidade urbana não é apenas um problema das grandes capitais mundiais, mas uma dificuldade enfrentada pela maioria das cidades no mundo. E ações como a “Bike Anjo” podem ajudar a resolver essa questão. Por meio do trabalho voluntário, a “Anjo” ensina pessoas de cinco a 65 anos, a pedalar. O desejo dos participantes do “Bike Anjo” é criar a “cultura da bicicleta”. O projeto acontece todos os últimos domingos do mês das nove ao meio dia, na Praça da República.