RESPEITO E DIVERSIDADE

Dia do Orgulho LGBT com atividades lúdicas, políticas e de saúde

Além das atividades, 50 bandeiras coloridas serão espalhadas pela cidade em alusão ao movimento

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 28/06/2016 às 5:55
Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


Nesta terça-feira (28) é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBT em memória à primeira manifestação de rua em favor das lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, ocorrida na década de 1960 nos Estados Unidos. No Recife, a data começou a ser lembrada às 6h30 da manhã, com a distribuição de salada de frutas na praia de Boa Viagem, em frente ao Hotel Acaiaca.

Já às 10 horas, a Secretaria Estadual de Saúde detalha o lançamento da campanha de testagem para trans e travestis. Além disso, será apresentado o protocolo de oferta de hormônio para trans transgenitalizadas.

Às 14h, tem início a vigília em homenagem às vítimas do atirador da casa de shows em Orlando, nos Estados Unidos. O ato, que acontece ao lado da Assembleia Legislativa de Pernambuco, também lembra as vítimas de violência da comunidade LGBT em Pernambuco. As 16h, o grupo formado também por integrantes de movimentos sociais sai em caminhada pela Rua da Aurora com faixas, cartazes e velas.

Bandeira "gay" foi inventada em 1978 pelo artista plástico Gilbert Baker. Suas cores seis cores, que originalmente eram oito, representam a diversidade do movimento. Foto: Fotos Públicas

No bairro da Boa Vista, a boate Metrópole será palco da exibição do documentário Bichas, de Marlon Parente. A apresentação começa às 19h.

Quem circular pelo Recife nesta terça-feira poderá encontrar uma ou mais das cinquenta bandeiras arco-íris instaladas em pontos estratégicos da cidade. A bandeira gigante LGBT cobre uma das laterais do prédio do Cinema São Luiz, na Rua da Aurora. A iniciativa é do projeto Recife Livre.