XANGÔ

Pátio de São Pedro recebe festejo junino voltado para religiões africanas

São João Sem Racismo começou com festival gastronômico na noite de ontem e segue com programações culturais até a próxima quinta-feira (30)

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 28/06/2016 às 8:49
Foto: Henrique Santos/Rádio Jornal


O Pátio de São Pedro, no Bairro de São José, Centro do Recife, recebeu na noite da última segunda-feira (27) o primeiro dia do São João Sem Racismo. A festa reuniu fiéis de diversas religiões de origem africana em uma mostra de culinária afro-brasileira em homenagem a Xangô, orixá relativo ao São João Batista do Catolicismo. O evento segue até a próxima quinta-feira (30).

O orixá do fogo Xangô e São João Batista têm como semelhanças o simbolismo da fogueira e dos fogos. Xangô também está ligado a vida longa e prosperidade, assim como a comida para o Povo de Santo. O cozinheiro Carlos Alberto considera a data muito importante para os seguidores do Candomblé, uma das religiões homenageadas ontem. "A gente já vem lutando contra o preconceito, para que as pessoas entendam e conheçam tanto a nossa cozinha como a nossa tradição e aquilo que a gente prega. As pessoas têm uma visão muito errada do que é Candomblé e tudo que ele representa", pontua.

Nesta terça-feira (28), o Pátio recebe uma edição especial da Terça Negra. A programação começa a partir das 18h e vai contar com muitos ritmos, como o afoxé e grupos de côco de roda. Até quinta-feira, várias atividades de resgate cultural das tradições do povo negro devem lotar o espaço. Saiba mais no flash de Henrique Santos: