SÃO PEDRO

Brasília Teimosa e Pátio de São Pedro recebem últimas festas do ciclo junino no Recife

Após São João, celebrações por São Pedro e homenagens religiosas animam a cidade

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 29/06/2016 às 10:28
Procissão pelo santo em Brasília Teimosa já é tradição. Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


De acordo com a tradição católica, o apóstolo São Pedro foi encarregado por Jesus Cristo para fundar a Igreja, tornando-se o primeiro Papa. Ele também é conhecido por ser o padroeiro dos pescadores, protetor das viúvas e porteiro dos céus e, com isso, o santo da previsão do tempo. Ele é o último santo do ciclo junino, que vai ser homenageado em diversos pontos do Recife até o fim dos festejos.

Na Colônia Z1 no Pina, Zona Sul do Recife, São Pedro conta com uma programação religiosa e profana. Os moradores da comunidade, uma das mais antigas da Zona Sul, mantêm a tradição das fogueiras na frenta da casa. O clima é de festa, com bandeirolas enfeitando as ruas. O dia nesta quarta-feira (29) começou com uma queima de fogos e missa de ação de graças na Igreja Coração Imaculado de Maria. O seminarista Humberto Ferreira Castelo Branco fala das atividades em homenagem ao santo:



Já em Brasília Teimosa, também na Zona Sul, a procissão terrestre fluvial em homenagem a São Pedro começa às 14h. Um barco leva o andor com a imagem do padroeiro até um ponto chamado de Boca da Barra, no Porto do Recife. A cerimônia religiosa tem mais de 50 anos e reúne pescadores de várias gerações e lugares de Pernambuco. O presidente da colônia de pescadores Z1, Augusto de Lima, explica a proximidade do santo com o ofício:



Além da Zona Sul, o Pátio de São Pedro, no bairro de São José, também reserva uma programação especial para esta quarta. A festa, que é aberta ao público, começa por volta das 19h ao som de Edmilson do Pífano. Também sobem ao palco os homenageados do ciclo junino no Recife, Dona Glorinha do Coco e Santanna, seguidos por Petrúcio Amorim e Flávio Leandro.

O secretário executivo de Gestão Cultural da Prefeitura do Recife, Willian Santana, relembra a ordem dos shows:

Ouça a reportagem de Clarissa Siqueira sobre as homenagens de hoje em Brasília Teimosa: