TRANSEXUALIDADE

Na semana do Orgulho LGBT, Recife recebe espetáculo Joelma

Obra conta a história de uma das primeiras transexuais do Brasil e entra em cartaz na CAIXA Cultural a partir desta quinta

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 29/06/2016 às 8:19
Foto: Divulgação/Alessandra Nohvais


Chega ao Recife nesta quinta-feira (30) a peça Joelma, que fica em cartaz na cidade de 30 de junho a 2 de julho e de 7 a 9 de julho na CAIXA Cultural, Bairro do Recife. A obra é encenada pelo ator, performer, autor e diretor Fabio Vidal, que interpreta Joelma, uma das primeiras mulheres transexuais do Brasil. O espetáculo já passou por Brasília, Fortaleza e Goiânia e prepara uma turnê na Europa a partir de agosto.

A peça trata da inadequação de uma mulher nascida em um corpo masculino. Joelma, então Joel, nasce no interior da Bahia e parte para São Paulo, onde vive 30 anos. É lá que ela faz uma cirurgia de troca de sexo, casa e volta com o marido para a cidade natal. A obra também conta com um tom de drama policial ao mostrar uma trama de assassinato. Além das apresentações, o público vai poder contar com uma performance pública da personagem Joelma pelas ruas do Recife, que acontece nesta quarta-feira (29), e três workshops gratuítos, de Teatro Físico, Técnicas de Produção Audiovisual e Formatação e Gestão de Projetos Culturais.

As sessões de Joelma serão realizadas às 20h nas quintas e sextas-feiras (30/06 e 1, 7 e 8/07), às 17h30 no sábado 2/07 e às 20h no sábado 9/07. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na véspera do primeiro dia de apresentação da semana, nos dias 29 de junho e 6 de julho. Todas as sessões vão ser acessíveis a pessoas com deficiência auditiva, contando com legendas em português e interpretação em Libras.