MEDO

Tentativa de golpe de Estado na Turquia deixa, pelo menos, 265 mortos

Para tentar concretizar o golpe, forças militares rebeldes chegaram a realizar movimentos com tanques, aviões de combate e helicópteros. A situação está sob controle

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 16/07/2016 às 13:27
Civil tenta conter avanço de caminhão tanque do Exército no aeroporto de Ataturk,
em Istambul, na Turquia Foto: IHLAS/ Reuters

Pelo menos 265 pessoas morreram em consequência do caos e da revolta popular que tomou conta da Turquia por causa de uma tentativa de golpe de Estado realizada ontem (15) por uma facção rebelde das Forças Armadas.

Para tentar concretizar o golpe, as forças militares rebeldes – representados em sua maioria por contingentes da Força Aérea – chegaram a realizar movimentos com tanques, aviões de combate e helicópteros. Eles assumiram a TV estatal, impuseram a lei marcial e um toque de recolher, atacaram a sede do órgão de inteligência turco e atiraram no prédio do Parlamento do país e em um resort na cidade portuária de Marmaris.

Do total de mortos, pelo menos 100 estão entre os rebeldes, segundo informou o chefe das Forças Armadas, general Umit Dundar. Há pelo menos 1.440 feridos.

Foto: Emrah Gurel/ AP

Segundo o general Dundar, 161 pessoas mortas fazem parte da multidão de civis e policiais contrários ao golpe, que foram às ruas defender a permanência do presidente turco Tayyip Erdogan.

Os civis e parte da forças policiais e militares foram mortos pelos rebeldes porque decidiram obedecer ao apelo do presidente Erdogan de resistir ao golpe.

O primeiro-ministro turco Benali Yildirim declarou hoje (16) que a situação está “totalmente sob controle". Segundo ele, mais de 2,8 mil integrantes das Forças Armadas foram presos em razão do golpe.

Foi "uma mancha escura para a democracia turca", acrescentou Hildirim.

O governo brasileiro informou estar acompanhando, através do Itamaraty, o desenrolar dos acontecimentos na Turquia.

Nas redes sociais, vídeos dos confrontos são compartilhados em larga escala. A embaixada do Brasil em Ancara, capital da Turquia, e o Consulado Geral do Brasil em Istambul funcionam em regime de plantão.

A informação oficial do Itamaraty no Twitter é de que os brasileiros não saiam as ruas e entrem em contato com os familiares aqui no país.