ENTREVISTA

Cremepe alerta para aumento de suicídios entre médicos

Psiquiatra e conselheira do Cremepe, Jane Lemos, falou sobre o assunto e mostrou preocupação com o aumento de casos no Recife

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/07/2016 às 11:36
A OMS definiu o mês de setembro como o mês de prevenção ao suicídio e é simbolizado
pelo amarelo - Foto: Divulgação

A psiquiatra e conselheira do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Jane Lemos, conversou com a bancada do Passando a Limpo, nesta terça-feira (19), sobre a preocupação da entidade com altos índices de suicídio entre os médicos. O Cremepe pretente realizar uma série de atividades de prevenção.

Segundo ela, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem mostrado preocupação com o aumento no número de pessoas que cometem suicídio em todo mundo.

Setembro foi definido pela OMS como o mês de prevenção ao suicídio.

“Ultimamente o que tem nos preocupado, especialmente aqui no Recife, é que vem acontecendo muito suicídio em médico”, disse a psiquiatra. “Creio que de novembro para cá, já foram seis ou sete suicídios em médicos”, apontou a profissional, acrescentando que este é um cenário novo.

A preocupação aumenta quando não se sabe o motivo. “A gente sabe que médico é uma carreira estressante”, avaliou. “O mundo todo tem vivido momentos de muito estresse, mas é uma preocupação das entidades médicas”, contou.

Confira os detalhes na entrevista com a médica:

Questionada sobre o impacto da crise econômica na saúde mental, a médica comentou que nunca viu dados sobre a relação, mas que o fator econômico está entre um dos principais indícios de realização máxima para a população.

Ela aponta que o uso de drogas está, recentemente, muito associado ao uso de drogas.

A profissional alertou ainda para os riscos de depressão. “A depressão a pessoa começa sem ânimo, sem disposição, com ideias tristes, pessimista e vai se agravando. A pessoa fica como se não tivesse mais finalidade e a única coisa seria desaparecer”,

A entrevista foi concedida ao Passando a Limpo. Confira o programa completo: