SAÚDE

Pesquisa aponta que muriçoca também pode transmitir vírus da zika

A pesquisa foi conduzida pela Fiocruz Pernambuco onde a população da muriçoca é cerca de 20 vezes maior do que a população de Aedes

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 21/07/2016 às 17:20
Foto: Bobby Fabisack / JC Imagem


Uma pesquisa inédita, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, detectou a presença do vírus zika na muriçoca, ou pernilongo doméstico, coletados na cidade do Recife. Esse achado confirma a espécie como potencial vetor do vírus causador da zika, hipótese que, de acordo com a literatura científica, não havia sido comprovada até o momento.

A pesquisa foi conduzida pela Fiocruz Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife, onde a população da muriçoca é cerca de 20 vezes maior do que a população de Aedes aegypti. Os resultados preliminares da pesquisa de campo identificaram a presença de muriçocas infectadas naturalmente pelo vírus zika em três dos 80 de mosquitos analisados até o momento.

Em duas dessas amostras, os mosquitos não estavam alimentados, demonstrando que o vírus estava disseminado no organismo do inseto e não em uma alimentação recente num hospedeiro infectado.