TRABALHO

Servidores do "Programa Atitude" sofrem com atraso no pagamento dos salários

Profissionais que lidam com dependentes químicos informaram que não há manutenção nos núcleos e os espaços deveriam ser ampliados

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 21/07/2016 às 14:55
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem


Profissionais de saúde se reuniram, nesta quinta-feira (21), para denunciar o abandono do Governo do Estado em relação ao "Programa Atitude". Segundo os psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais e assistente sociais, além dos salários atrasados, os profissionais informaram que não há manutenção nos núcleos e os espaços deveriam ser ampliados. Os profissionais se reuniram na sede do Conselho Estadual de Política Sobre Drogas, no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife.

O "Programa Atitude" começou em 2011 com o objetivo de atender mais de 4 mil usuários de drogas e familiares no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife; Caruaru, no Agreste, e Floresta, no Sertão. No entanto, as unidades de Caruaru e Floresta estão fechadas desde junho, por conta do salário atrasado dos servidores.

De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Política Sobre Drogas, Priscila Gadelha, o estado precisa assegurar que todas as unidades estejam em plenas condições de atender pacientes. A psicóloga Clarissa Cabral afirma que sem condições de trabalho, não só profissionais de saúde são prejudicados. Segundo ela, os mais afetados são os dependentes de drogas que precisam de reabilitação.

Em nota, a Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude afirma que nesta semana foi realizado o repasse dos recursos financeiros para o Programa Atitude e que a coordenação do programa já está providenciando o pagamento dos profissionais. A Secretaria também disse que o repasse de recursos vai possibilitar a reabertura do núcleo de Caruaru, prevista para a primeira semana de agosto.