DEVOÇÃO

Motoristas celebram São Cristóvão, santo protetor dos condutores

A Rádio Jornal preparou uma homenagem aos taxistas: o profissional que for flagrado ouvindo a rádio receberá presente

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 25/07/2016 às 5:59
Foto: Fernando da Hora/ Acervo JC Imagem

Protetor dos motoristas e dos viajantes, São Cristóvão é celebrado nesta segunda-feira, dia 25 de julho. O padroeiro dos caminhoneiros, taxistas e transportadores é homenageado para agradecer a proteção e cuidado que proporciona nas estradas que os trabalhadores percorrem.

Os condutores enfrentam diversos problemas no dia-a-dia, a exemplo da má iluminação, vias esburacadas, além de assaltos. Para muitos deles, só o cuidado de um santo protetor para permanecer no exercício da profissão que amam e escolheram para a vida.

O motorista Djair Torres, de 52 anos, é um exemplo de devoção. Ele reconhece a proteção que São Cristóvão proporciona diariamente.
Já Patrícia Fernanda, de 47 anos, encontra em São Cristóvão um exemplo a ser seguido.

Um trecho da oração feita pelos devotos pede a Deus, firmeza e vigilância no volante, para chegar ao destino sem acidentes. É isto que Djair roga todos os dias. Ele lembra do livramento que recebeu, quando junto a outros trabalhadores, saiu vivo de um acidente de caminhão.

Já o condutor Carlos Júnior de 39 anos, diz que nunca sofreu um acidente e tem fé que os pequenos livramentos que acontecem todos os dias são frutos da proteção divina.

Quem se dedica a essa profissão muitas vezes deixa a saúde de lado. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), aponta que apenas 46% dos motoristas, procuram atendimento de forma preventiva; 73% deles estão acima do peso; 16,7% já tiveram pressão alta e 14% tem problemas de coluna.

Com o objetivo de oferecer melhores condições de saúde a estes trabalhadores, o Sest Senat oferece serviços a partir desta segunda-feira, como detalha a coordenadora de promoção social do Sest Senat, Erlene Cabral.

Confira os detalhes na reportagem de Cibelly Melo:

Nesta segunda-feira, o atendimento acontece na cooperativa de serviço de taxi comum do aeroporto, localizada na Rua Pintor Lula Cardoso Ayres, na Imbiribeira. Já no dia 27, a ação acontece no Sindicato dos Taxistas, na Rua Júlio Verne, também na Imbiribeira, sempre das 9h às 16h.

PROMOÇÃO RÁDIO JORNAL

E a Rádio Jornal presta homenagem ao taxista com uma série de atividades na manhã desta segunda-feira.

Os profissionais vão receber brindes na portaria do prédio do SJCC, na Rua do Lima, em Santo Amaro, além do exemplar do Jornal do Commercio.
Uma equipe da Rádio Jornal vai percorrer o Grande Recife em busca dos taxistas. Quem for flagrado ouvindo a emissora irá receber presente.