GRANDE RECIFE

Moradores do Planalto, em Abreu e Lima, fazem queixas ao Rádio do Povo

Problemas no transporte coletivo, no abastecimento de água e na reforma de escola foram denunciados pela população

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/08/2016 às 17:52
Foto: Edilson Santana / Rádio Jornal


O Projeto Rádio do Povo está, nesta semana, no bairro do Planalto, em Abreu e Lima, com várias atividades. Estas são algumas das queixas já feitas pelos moradores:


Entidade procura parceria: a realização de uma parceria com o poder público ou a iniciativa privada seria a alternativa para o conserto de 12 máquinas e a retomada de cursos de capacitação na Associação de Moradores do Planalto, em Abreu e Lima. As oficinas de corte e costura não funcionam há um ano. Ao assumir a entidade, a nova diretoria já encontrou as máquinas de costura quebradas e as aulas paralisadas. O problema foi revelado à reportagem do Projeto Rádio do Povo pelo secretário da Associação, Antônio Gomes. Ele defende também a implantação de novas capacitações voltadas ao segmento jovem como forma de combater o ócio e prepará-los para o mercado de trabalho. (Telefones: 9.9991.7116 e 9.8890.3384).

Foto: Edilson Santana / Rádio Jornal


Oferta d’água ruim: água sem pressão, racionamento descontrolado e a utilização de bombas estão na lista das principais queixas dos moradores do Planalto, em Abreu e Lima. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Planalto, Erik Borba Loureiro, a comunidade cresceu bastante e o reservatório da Compesa não consegue atender ao quantitativo de 2.600 famílias da localidade. O aposentado Moisés Gonçalves, residente na Rua Dom Hélder, n.º 136, Loteamento Nossa Senhora Aparecida, em Abreu e Lima, reclama que a pressão é ruim e a água não chega ao chuveiro. O líder comunitário Jairo Kaito denuncia que o problema é provocado, principalmente, pelas ligações clandestinas. Jairo Kaito também reclama que o funcionário da Compesa responsável pelo funcionamento do sistema de abastecimento estaria beneficiando determinadas ruas em detrimento de outras. Ele aproveita para reivindicar a expansão das tubulações para melhorar o fornecimento d’água.

Transporte coletivo: as pessoas que residem no Loteamento Nossa Senhora Aparecida, em Abreu e Lima, precisam andar quase 20 minutos para pegar o ônibus Loteamento Planalto. Para facilitar a vida, principalmente dos gestantes e idosos, o aposentado Moisés Gonçalves disse que já conversou com funcionários do Grande Recife Consórcio de Transporte para ampliar o trajeto da linha até o Condomínio do Padre. Ele defende ainda que a linha Caetés III passe a circular dentro do planalto.

Água represada: o presidente da Associação de Moradores do Planalto, Erik Borba Loureiro, residente na Rua São Geraldo, 38, Planalto, em Abreu e Lima, reivindica do governo municipal a drenagem da via. Ele reclama que no período de chuvas as águas invadem as casas e deixam um rastro de destruição. O líder comunitário cobra a instalação de tubos de drenagem para solucionar o problema.

Foto: Edilson Santana / Rádio Jornal


Reforma na promessa: a Prefeitura de Abreu e Lima fechou, há três anos, a Escola Municipal Pastor Isaac Martins Rodrigues com a promessa da realização de uma reforma. Passado esse período o prédio continua fechado e nem sinal de obra. A queixa é do auditor de qualidade Cosmo André Dias, residente na Rua 31 de março, 500, Planalto. Segundo ele, os estudantes estão assistindo aulas num imóvel improvisado no bairro de Caetés Velho.