PROTESTO

Servidores do Detran protestam no Pina contra mudanças no plano de saúde da categoria

Novas paralisações podem ocorrer nos próximos dias, dependendo das negociações com a Secretaria de Administração

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 03/08/2016 às 16:00

Foto: Erick França / Rádio Jornal


Servidores do Detran realizam protesto em frente à Secretaria de Administração (SAD) do Estado, no Pina, na Zona Sul do Recife. Eles bloqueiam duas faixas da Avenida Antônio de Góes e querem falar com algum representante da secretaria. Os funcionários protestam contra a mudança no termo de referência do plano de saúde, que desde 2013 garantia benefícios aos servidores, entre eles 150 leitos e atendimentos nos hospitais da capital e interior do estado.

Pela manhã, eles participaram de assembleia na sede Detran, no bairro da Iputinga e decidiram por paralisar as atividades nesta quarta (3). Os servidores cobram um posicionamento do governo sobre as mudanças no plano de saúde. De acordo com Alexandre Bulhões, presidente do sindicato, a SAD deve fechar a cotação dos planos ainda nesta quarta, se a proposta apresentada não for considerada boa para o sindicato, deve acontecer uma nova assembleia na próxima segunda (8), quando novas paralisações podem ser marcadas.



Sobre o caso, a SAD enviou a seguinte nota:

"A Secretaria de Administração (SAD) informa que o aviso de solicitação de cotações para licitação que visa contratar empresa especializada para prestação de serviços de planos privados de assistência à saúde dos servidores do Detran/PE, está baseado em Termo de Referência (TR) construído conjuntamente com o Detran-PE, em total conformidade com os ditames legais e com as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Minuta esta do edital será submetida previamente ao Tribunal de Contas do Estado, para garantir transparência e segurança legal ao processo.

O TR visa ampliar a competitividade entre as empresas e afastar qualquer possibilidade de direcionamento ou privilégio na concorrência, sem deixar de assegurar o adequado atendimento aos servidores, por hospitais próprios ou credenciados, em todas as regiões de desenvolvimento do Estado.

Também esta mantida a mesma relação de contribuição (valor do Estado/desconto do servidor) e as mesmas regras de dependência para os atuais servidores do Detran-PE, como demonstração da valorização dos servidores, apesar de todas as adversidades atualmente enfrentadas".