ENTREVISTA

Você sabe como está o seu colesterol? Ele pode matar

O Governo Federal instituiu o dia 08 de Agosto, desde 2003, como forma de conscientizar a população sobre os riscos de prevenção e os riscos de doenças cardiovasculares

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 07/08/2016 às 8:47
Foto: NE10

Em entrevista à Rádio Jornal, no Super Domingo, o Dr. Audes Feitosa, cardiologista e tutor de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, falou sobre o combate ao colesterol. A doença é lembrada nesta segunda-feira (08), como forma de conscientizar a população sobre a prevenção e os riscos cardiovasculares.

“O colesterol é a terceira causa de morte mais popular no Brasil”, disse o Dr. Audes Santana.

Existem dois tipos de colesterol, o LDL que é considerado “vilão” por facilitar a entrada de gordura nas células, causando o entupimento das artérias, e o HDL, conhecido como o colesterol “bom”, que retira o ruim das células e colabora com sua eliminação do organismo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Erica (Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes), indica que cerca de 20% dos jovens entre 12 e 17 anos estão com o colesterol acima do limite recomendado.

“O brasileiro não se trata, a obesidade é um fator de risco, o colesterol é uma doença silenciosa, você não sente os sintomas. Para manter o colesterol sobre controle é preciso ter hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, se livrar de vícios como cigarros e bebidas alcoólicas, e fazer exames das taxas regularmente, principalmente se o paciente está acima do peso e/ou tem em seu histórico familiar pessoas com problemas cardiovasculares”, explica o cardiologista Audes Feitosa.

Confira a entrevista completa no áudio abaixo: